Secretaria Municipal de Cultura de Nova Xavantina realizou, nesta semana, o segundo chamamento público referente à aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc. A reunião teve como objetivo principal apresentar a realidade do município, detalhar a divisão dos valores disponíveis e ouvir as propostas dos agentes culturais locais.
A condução do encontro foi feita por Elvis Rodrigues Zuim, que até então atuava como secretário de Esporte e, recentemente, assumiu também as pastas de Turismo e Cultura. A unificação das três áreas sob sua gestão visa fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento esportivo, turístico e cultural do município.
Durante a apresentação, Elvis explicou que Nova Xavantina receberá pouco mais de R$ 700 mil por meio da Lei Aldir Blanc, valor que será repassado em quatro parcelas, cada uma no valor aproximado de R$ 119 mil. A primeira etapa de investimentos será destinada à revitalização do teatro municipal — considerado um espaço cultural estratégico para a cidade.
Também com recursos da primeira parcela, estão previstas a aquisição de um data show de alta qualidade para sessões de cinema ao ar livre, computadores e impressoras para equipar o teatro e a Casa do Coronel Vanick.
Durante a reunião, representantes culturais apresentaram oito projetos de diferentes segmentos, como capoeira, música, artesanato, além dos integrantes do CTG e do grupo Balanceiro do Cerrado.
Outro ponto abordado foi a reativação do Conselho Municipal de Cultura, que está inativo desde maio de 2023. O objetivo é restaurar o funcionamento do Conselho para permitir o acesso ao Fundo Municipal de Cultura, ampliando as possibilidades de investimento em projetos locais, assim como já ocorre nos setores de turismo e esporte.
A Secretaria reforça seu compromisso com o fortalecimento da cultura em Nova Xavantina e destaca a importância da participação ativa dos agentes culturais nas decisões e ações desenvolvidas no município.