noticias735 Seja bem vindo ao nosso site A Notícias em Foco!

Política

Secretaria de Cultura de Nova Xavantina discute aplicação da Lei Aldir Blanc com agentes culturais

Encontro apresentou prioridades de investimento com foco na revitalização do teatro municipal e no fortalecimento de diversos segmentos culturais

Publicada em 18/07/25 às 10:52h

A Notícias em Foco


Compartilhe
Compartilhar a noticia Secretaria de Cultura de Nova Xavantina discute aplicação da Lei Aldir Blanc com agentes culturais  Compartilhar a noticia Secretaria de Cultura de Nova Xavantina discute aplicação da Lei Aldir Blanc com agentes culturais  Compartilhar a noticia Secretaria de Cultura de Nova Xavantina discute aplicação da Lei Aldir Blanc com agentes culturais

Link da Notícia:

Secretaria de Cultura de Nova Xavantina discute aplicação da Lei Aldir Blanc com agentes culturais
 (Foto: A Notícias em Foco)
Secretaria Municipal de Cultura de Nova Xavantina realizou, nesta semana, o segundo chamamento público referente à aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc. A reunião teve como objetivo principal apresentar a realidade do município, detalhar a divisão dos valores disponíveis e ouvir as propostas dos agentes culturais locais.


A condução do encontro foi feita por Elvis Rodrigues Zuim, que até então atuava como secretário de Esporte e, recentemente, assumiu também as pastas de Turismo e Cultura. A unificação das três áreas sob sua gestão visa fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento esportivo, turístico e cultural do município.


Durante a apresentação, Elvis explicou que Nova Xavantina receberá pouco mais de R$ 700 mil por meio da Lei Aldir Blanc, valor que será repassado em quatro parcelas, cada uma no valor aproximado de R$ 119 mil. A primeira etapa de investimentos será destinada à revitalização do teatro municipal — considerado um espaço cultural estratégico para a cidade.


Também com recursos da primeira parcela, estão previstas a aquisição de um data show de alta qualidade para sessões de cinema ao ar livre, computadores e impressoras para equipar o teatro e a Casa do Coronel Vanick.

Durante a reunião, representantes culturais apresentaram oito projetos de diferentes segmentos, como capoeira, música, artesanato, além dos integrantes do CTG e do grupo Balanceiro do Cerrado.

Outro ponto abordado foi a reativação do Conselho Municipal de Cultura, que está inativo desde maio de 2023. O objetivo é restaurar o funcionamento do Conselho para permitir o acesso ao Fundo Municipal de Cultura, ampliando as possibilidades de investimento em projetos locais, assim como já ocorre nos setores de turismo e esporte.

A Secretaria reforça seu compromisso com o fortalecimento da cultura em Nova Xavantina e destaca a importância da participação ativa dos agentes culturais nas decisões e ações desenvolvidas no município.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (66) 992502914

Visitas: 669629
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2026 - A Notícias em Foco