Para coibir a pesca predatória em Mato Grosso, a Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) intensificou as operações em agosto, quando realizou 1.370 vistorias em diferentes pontos do estado. No período, foram apreendidos 3.431 kg de pescado irregular, além da devolução de 380 exemplares vivos aos rios. As ações também resultaram em R$ 425 mil em multas aplicadas.
As equipes vistoriaram 965 veículos e 405 embarcações, resultando na apreensão de materiais como duas redes, uma tarrafa e um motor rabeta, além de três veículos e uma canoa. No balanço final, foram lavrados 103 autos de inspeção, 12 termos de apreensão, 5 autos de infração, 5 termos de doação, 4 termos de depósito e 3 boletins de ocorrência.
Caso mais recente
Já em setembro, durante patrulhamento terrestre realizado na quinta-feira (4) às margens do rio Cuiabá, a Sema, com apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães, apreendeu 42 kg de pescado irregular e aplicou R$ 23 mil em multas.
No veículo fiscalizado, foram encontrados dois sacos e uma caixa térmica com 12,5 kg de Piraputanga (espécie de captura proibida), 17 kg de Pacu e 12 kg de Pacupeva, todos sem documentação de origem. O infrator foi encaminhado à Delegacia de Polícia, e o pescado apreendido foi doado ao Lar dos Idosos de Poconé.
Regras da pesca em Mato Grosso
Pescador profissional: pode pescar, transportar e comercializar o pescado, com exceção das 12 espécies proibidas.
Pescador amador: permitido apenas pesque e solte, além da captura de até 2 kg ou 1 exemplar, respeitando medidas mínimas, para consumo local e desde que não seja de espécie proibida. É vedado o transporte e a comercialização.
Espécies proibidas: cachara, caparari, dourado, jaú, matrinchã, pintado/surubin, piraíba, piraputanga, pirarara, pirarucu, trairão e tucunaré.
Denúncias
Crimes ambientais podem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Sema-MT pelo telefone (65) 98153-0255, e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou presencialmente em uma das regionais da secretaria.